Na obra Seis propostas para o próximo milênio, Italo Calvino trata, 
no capítulo sobre a visibilidade, de um receio extraído da observação 
dos caminhos humanos inundados pelo dilúvio de imagens pré-fabricadas. 
Para ele, existe uma faculdade humana fundamental que está ameaçada por 
nossa civilização hiper tecnológica: o pensar por imagens. 
O 
anúncio de Calvino levou-me ao poema de Helena Kolody, chamado Fio 
d’Água. ”Não quero ser o grande rio caudaloso que figura nos mapas. 
Quero ser o cristalino fio d’água que canta e murmura na mata 
silenciosa.” Levo o simbolismo do grande rio e do fio d’agua para a 
aventura humana da existência e penso no trabalho do escritor, dando 
corpo à fusão do sonho com a realidade, dos acontecimentos públicos e 
dos pensamentos, desejos e angústias nos espaços secretos da alma de 
alguém. 
Nesse fluxo, ainda ontem, ao ler uma matéria sobre o 
resultado do sempre polêmico prêmio Jabuti, paro ao encontrar uma 
referência a respeito de entrelaçamento entre o real e o sonho na 
produção literária. O livro vencedor na categoria de melhor romance é 
Nihonjin, de Oscar Nakasato. A obra narra aspectos da imigração japonesa
 no Brasil, com ênfase no microcosmo dos dramas humanos. 
Instigada
 pelo tema do livro, encontro na internet entrevistas com Nakasato. Em 
uma delas o autor fala sobre o percurso na construção da obra: “para 
compô-la, pesquisei livros de sociologia e antropologia, além de me 
basear em histórias contadas por meus pais”. Imaginei Nakasato ouvindo 
narrativas e criando seus mundos. O entrelaçar do imaginário do menino 
com as emoções dos pais rememorando fatos, um homem atravessando o rio 
de Heráclito, criando o real como invenção e a literatura entretecida de
 imagens da vida. 
Creio que pensar por imagens representa uma
 possibilidade de abrir caminho de fuga do acúmulo contemporâneo. 
Desdobrar o pouco. Resistir ao superficial do muito. Recriar e reordenar
 o existir. O rio e o fio d’água em constante imbricar.
(artigo publicado no jornal O Povo, edução de 03-12-2012) 
 
 
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