segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Acústica e movente


crédito da foto: Marcos Vieira

Não existem microfones, fios elétricos, caixas de som. Os músicos estão presentes com seus instrumentos, violão, violoncelo, com postura de quem domina seu ofício. O público? Este chega de mansinho, aos poucos se aconchega. Tudo está ao alcance do olhar, da audição, do coração. De repente, a música começa. Um instrumental com força de rebento. Depois o silêncio e enfim, ela e a voz. Eu não sei dizer / Nada por dizer / Então eu escuto(...) Marta Aurélia chega: acústica, movente e hipnótica. E eu, que estava bebendo o lugar com o olhar, fico absorta. Se você disser / Tudo o que quiser / Então eu escuto / Fala (...) Falar? Posso tentar apenas nos pensamentos. Nesse momento não tem pessoa no mundo melhor para se descrever. Vi a mulher que atravessa tempos e se renova, que troca de papéis, que ama, sofre e diz adeus. Sodade, meu bem, sodade. Ultrapassa fronteiras, fogosa, intensa, cigana misteriosa, que nos convida a conhecer suas histórias. Ela também se recolhe, íntima, brinca com nosso olhar, e quando percebemos estamos tecendo cumplicidades com ela, que expõe sua alma, seu sentimento, como metamorfose de nuvem, perdição de labirinto ou vertigem de abismo. Chama a energia da Terra, canta a cultura dos Índios Tremembé de Almofala, mescla com o rap, cria mundos para dizer que somos todos integrantes de um mesmo universo. Sou fogo, sou terra, sou água, sou gente. Ela anuncia o fim da apresentação e então eu consigo falar algumas palavras, finalmente foi possível balbuciar alguma coisa e só consegui dizer: “eu não quero que acabe”. Não acabou, continua comigo e isso é tão bom, é isso que a arte faz com a gente, ela não nos abandona.

Grata Marta!

SERVIÇO

Marta Aurélia em ACÚSTICA E MOVENTE

com Jorge Santa Rosa, Felipe Breier e Marco Leonel Fukuda

participação de Catherine Furtado, Ivan Timbó e Erivan Sales

Foyer do TJA

20h

sábados de novembro

Um comentário:

Marcos Vieira disse...

Marta Aurélia, doce, instigante, radical e linda!

Marcos Vieira