sábado, 25 de outubro de 2008

Clara, Joana e Francisco


Joana teve febre. A mesma quentura que invadia seu corpo quando era criança. O médico avisou para a mãe: sua filha é muito sensível, essa febre é emocional. Dê atenção para sua filha, pois nesse mundo ela vai sofrer muito. A mãe de Joana não soube bem o que fazer, provavelmente por não entender como uma pessoa tinha febre de emoção...
Dormiu e sonhou que dava tudo o que tinha, todos os seus bens materiais – casa, carro, computador, móveis, livros, roupas, jóias, ursos de pelúcia, toda e qualquer parafernália eletrônica. Toda essa matéria lhe causou uma imensa aversão. Tudo se tornou desnecessário. Todas aquelas necessidades artificiais. Também, ainda no sonho, abandonava todo o mundaréu de palavras acadêmicas que tentavam dar uma lógica para a vida. Joana sentiu que finalmente se entregaria para o mundo. Sem nada esperar dele a não ser a vida. Para ter o gosto de sentir o que realmente significava ser livre.
São Francisco de Assis e Santa Clara apareceram para Joana.
- Veja, todos são irmãos e irmãs. Por menores que as criaturas sejam, pois todas as criaturas da natureza vem da mesma fonte.
- Joana, não devemos atribuir ao dinheiro ou às moedas mais utilidade do que às pedras. Você está no caminho certo. Siga seu coração. Não queira ser amada, queira amar. Não queira ser servida, queira servir. Você, então, saberá o que é a real felicidade.
Joana acordou e não tinha mais febre. Foi para seu jardim e ficou maravilhada com o que viu. Os pássaros, as flores, as borboletas, três pares de olhos que a fitavam com um gigantesco amor. Tudo tão harmônico, tudo tão perfeito na natureza, que ficou horas contemplando aquele encontro com o divino.
Orou e pediu pela saúde do corpo dos olhares, assim como também pediu mais firmeza e claridade em seu caminhar.

imagem: Irmão Sol, Irmã Lua, de Franco Zefirelli.

Oração de Santa Clara

Clara, santa cheia de claridade,
Irmã de São Francisco de Assis,
Intercede pelos teus devotos
Que querem ser puros e transparentes.
Teu nome e teu ser
Exalam o perfume das coisas inteiras
E o frescor do que é novo e renovado.
Clareia os caminhos tortuosos
Daqueles que se embrenham
Na noite do próprio egoísmo
E nas trevas do isolamento.
Clara, irmã de São Francisco,
Coloca em nossos corações
A paixão pela simplicidade,
A sede pela pobreza,
A ânsia pela contemplação.
Te suplico, Irmã Lua,
Que junto ao Sol de Assis
No mesmo céu refulge,
Alcança-nos a graça que,
Confiantes vos pedimos.
Santa Clara, ilumina os passos
Daqueles que buscam a claridade!

Oração de São Francisco de Assis

Senhor, fazei de mim um instrumento de vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor.
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão.
Onde houver discórdia, que eu leve a união.
Onde houver dúvida que eu leve a fé.
Onde houver erro, que eu leve a verdade.
Onde houver desespero, que eu leve a Esperança.
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria.
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó, Mestre, fazei que eu procure mais consolar que ser consolado;
compreender que ser compreendido; amar que ser amado...
Pois é dando que se recebe, é perdoando que se é perdoado e é morrendo que se vive para a vida eterna.

Nenhum comentário: