domingo, 26 de junho de 2011

Filmes, memória e guarda-chuvas


Hoje eu e meu amor fomos ao cinema e a escolha foi o filme francês “Potiche: esposa troféu”, do diretor François Ozon, contando com Catherine Deneuve e Gerard Depardieu no elenco. Eu experimentava uma ansiedade feliz nos minutos anteriores ao início do filme, pois conquistei minhas férias após um semestre árduo e ver um filme com dois atores maravilhosos era uma ótima maneira de celebrar o início do período de repouso e descontração. Apesar do tema ser extremamente atraente – trata da emancipação de conquista de espaços de poder das mulheres nos anos 70; não conseguiu conquistar meu afeto. O filme, com suas caricaturas e mudanças de destino das personagens, pareceu ser uma grande brincadeira e foi assim que o recebi. Vivi o momento sem grandes afetividades com a exceção de um entrelaçamento de um passado, meu e de Catherine Deneuve. No filme “Potiche” ela passa a administrar uma fábrica de guarda-chuvas da família e a imagem dos guarda-chuvas coloridos trouxe a lembrança de um filme musical fabuloso que vi há mais de dez anos e que Catherine Deneuve estrelou em 1964, intitulado “Os guarda-chuvas do amor”, no original: “Les parapluies de Cherbourg”, com roteiro e direção de Jacques Demy. Com esse filme senti a fisgada e o laço. Catherine interpreta Genevieve, que trabalha com a mãe em uma loja que vende guarda-chuvas. A jovem vive um caso intenso de amor com Guy. Esse amor passa por reviravoltas que são bem conduzidas pelo diretor. Fiquei com vontade de rever essa obra prima.

2 comentários:

Carol Morais disse...

Obrigada pelas recomendações. Mesmo que não tenha te tocado muito, tenho certeza de que foi um momento bom para de assistir imagens e sons apena como receptores. Um momento de descanço para nosso coração urbano apertado! =)
Nossa, eu gosto bastante da Catherine Deneuve, eu nunca consigo me lembrar do nome de atrizes e de filmes com firmeza, mas sei quem ela é. E ela é linda. Linda por vestir a roupa das personagens com tanta naturalidade e destreza que você acaba entrando no universo da película.
Um beijo, Ana.

Ana Valeska Maia disse...

Olá Carol linda! Sinto que escrevi o texto no calor da emoção, afinal é sempre deslumbrante ver Catherine Deneuve.
Veja o filme de Demy, é marcante.
Bjs flor.