sábado, 23 de abril de 2011

Arte para quê?


Alguns trechos dos escritos de Aracy Amaral no livro “Arte para quê? a preocupação social na arte brasileira 1930-1970” :

“Mas o assunto é interminável. E as discussões sem fim, sempre presente a má consciência do espírito sensível do artista, que se sente pairando sobre uma massa sofredora, sem em nada contribuir com seu trabalho para a melhoria ou alteração de estruturas, permanecem insolucionadas.”

“enquanto a arte não reencontrar a sua função social, prosseguirá a serviço das classes dominantes, ou seja, daqueles que detêm o poder econômico e, portanto, político.” (pág. 3).

5 comentários:

Franzé Oliveira disse...

A arte ameniza a dor...

Beijos.

Ana Valeska Maia disse...

Franzé! Bom te "ver" por aqui.

Maíra Ortins disse...

Arte não é dsitração, tampouco terapia. Nunca foi, se um obra não incita qualquer reação. Ela não existe, ela é fraca, ela é qualquer coisa, menos arte.

Ana Valeska Maia disse...

Chegou Maíra Ortins!

Elan Lopes disse...

Toda pessoa neste planeta deveria sempre tirar alguns minutos do dia para refletir sobre sua vida e tudo relacionado a ela. Se todos fizessem isso, com certeza o mundo seria outro. É nesses preciosos minutos de reflexão que se encontram todas as respostas as nossas dúvidas, inclusive a esta em questão. Poderíamos viver sem a arte? Você vive sem arte? Está tudo lá, respondido dentro de nós.
Beijo grande daquele que te ama muito.