quarta-feira, 6 de abril de 2011

A alma dos Cronópios


Esses dias, em uma estratégia de auto socorro, reli um pouco da literatura de Cortázar e Warat sobre Cronópios e Famas. O Cronópio tem sua força na poesia. “Eles cantam, como as cigarras, indiferentes ao prosaísmo do cotidiano”. Os Famas são acomodados, prudentes e dados ao cálculo. Verificam os preços, a adequação à forma, se está tudo de acordo com o figurino, seguem padrões pré-estabelecidos.

Luís Alberto Warat transportou a literatura de Cortázar para o mundo do direito.

Coube como uma luva. Sabemos, (obviamente) que, neste mundo dos operadores jurídicos, os Famas são a esmagadora maioria.

Algumas vezes sinto esse universo jurídico como fogo, esse elemento com propriedades encantadoras e destrutivas que tantas vezes já falei por aqui. Tanto ilumina e esclarece quanto machuca e destrói.

Esses dias tem doído tanto minha alma de Cronópio, já que vejo muitos alunos queridos aderindo ao estilo de vida dos Famas.

Viver com os Famas pode não ter "nada de mais" para quem está preso no corriqueiro da vida, repleta de obrigações, mas cuidado, aos pouquinhos a pessoa pode ir se transformando em Fama também. Se não é "nada de mais" é "tudo de mais" para quem procura a poesia para construir o caminho. Para quem não abre mão da alma de Cronópio e precisa, vez ou outra, observar a dança das borboletas, mesmo que isso não sirva para nada, como dizem os Famas.


2 comentários:

Elaine Sá disse...

Uma luta diaria travada contra o tempo escasso e tanta coisas para fazer que acabam por nos influenciar a sermos copiadores e reprodutores de idéias impostas por uma classe dominante.É preciso coragem e determinação para travarmos uma luta contra o comodismo.Penso que o senso critico é a essência de um ser,sem ele não somos humanos,seríamos apenas uma maquina reprodutora...
Mas digo que é dificil nos tornamos Famas com uma professora que nos desperta a cada aula para novas reflexões...
Quanto a dança das borboletas acho extremamente relaxante e até poético.Quando estressada gosto de ficar olhando para o Theo dormindo(meu gato),isso sempre me acalma rs.Sempre tive caracteristica de observadora,presto atenção em tudo ao meu redor isso contribui imensamente para o aprendizado, além de nos ajudar a expandir os horizontes.
Bjos Ana!

Ana Valeska Maia disse...

Tão linda minha filha com alma de cronópio.

Bjão Elaine. Você é mesmo uma flor.