segunda-feira, 2 de julho de 2012

A estrela apagou

“Não tenho certeza de nada, mas a visão das estrelas me faz sonhar”, escreveu o pintor Vincent Van Gogh em uma carta endereçada ao irmão, Theo. Observando um belo céu estrelado lembrei das palavras do artista e, como um fio de recordação acaba puxando outro, estava de repente viajando pelo espaço na luta entre bem e mal na saga criada por George Lucas, denominada Guerra nas estrelas.

O que Guerra nas estrelas possui de especial? Um traço essencial que posso destacar é a definição firme da posição que cabe ao herói. Ele é fiel aos princípios que o regem. Não abre mão de suas convicções. Não importa se a batalha é difícil ou se as chances de vitória são poucas. Ele lutará com todas as forças porque sua luta está alicerçada na verdade. Resistirá às pressões do sistema que inevitavelmente tentará corromper seus ideais.

O vilão age de outra forma. Faz acordos, planeja traições, muda o discurso de acordo com as conveniências. O que importa é vencer e chegar ao poder. Em um momento combate seu pior inimigo, mas sabe que no futuro este mesmo inimigo poderá ser seu aliado se for necessário. Não vive de acordo com seus ideias, vive escravizado a um sistema que o corrompeu.

Agora em minha memória brilha uma estrela. É nítida a imagem dos estudantes confeccionando pipas decoradas com estrelas, pintando estrelas em panfletos com lápis de cor. Noites viradas preparando material de campanha para eleger um presidente do povo, um herói humano vindo da miséria da seca nordestina. O líder carismático comprometido com a melhoria de vida dos trabalhadores. Durante muito tempo ele foi um herói pra mim.

É interessante perceber como as histórias de algumas pessoas públicas acabam se misturando com as nossas, porque precisamos de referenciais, precisamos acreditar que as coisas podem melhorar. Após algumas decepções acumuladas, veio o aperto de mãos entre Lula e Maluf. É a total ruína dos princípios quando o que importa é vencer a qualquer custo e o resultado está à frente de tudo. Em minha história Lula é uma estrela que vive na memória de um tempo outro. Agora não brilha mais. A estrela apagou. 


(Texto publicado no jornal O Povo, edição de 02 de julho de 2012)

4 comentários:

Larissa Paes disse...

O período em que o Lula ainda não era o ''Lulinha paz e amor'' - formulado para as eleições de 2002, não foi vivênciado por mim. Sei desse período pela minha mãe, que colocava a estrela no peito, naquela época.
A aliança, em questão, não me horrorizou. Desde quando o Lula foi, pela primeira vez, eleito, já era sabido, que ele teve que ''jogar o jogo'', teve que se corromper para subir/permanecer no poder e perpetuar sua influência.
E acho que a figura do Darth Vader ficaria melhor se estivesse substituindo a imagem de Lula e não de Maluf, já que o Vader era um jedi, que foi par o lado negro da força e ''jogou o jogo'' do Palpatine.
Mas é uma pessoa sem ética que se corrompe.

Ana Valeska Maia disse...

É mesmo Larissa, pela lógica de Guerra nas Estrelas quem estaria para Darth Vader era o Lula.
Quando vi a foto fiquei lembrando de tudo o que foi vivido no passado e como as situações de vida mudam e sofri um bocado.
Bj grande.

Sérgio Costa disse...

O Lula era uma estrela. Fez o que pôde fazer e fez bem. Apesar de tudo o que nossa mídia tucana e elitista "inventou" a seu respeito, ele fez. Mudou e mudou pra melhor. Mas, infelizmente, ele tende agora para o "lado Negro da Força". Vamos ver no que isso vai dar. Decepções? Alguma reviravolta? As coisas estão aparentemente muito claras, mas acho que ainda há muito pano pra manga nisso tudo.

Ana, saudade de conversar com você!
Minha colação de grau é semana que vem, a monografia vai ficar linda em capa dura.

Beijão! E novamente parabéns pelo texto.

Rosana disse...

Eu me pergunto se a política está sombria atualmente, ou apenas está se cobrindo menos e deixando ver todo o lixo que por anos ficou escondido debaixo dos tapetes do poder.
Podemos transferir nossa esperança para essa geração que começa a esboçar memória e capacidade crítica, tem mais meios pra fiscalizar e cobrar os poderes
e sobretudo começa a mensurar o poder do voto.
Eu acredito que tudo vai melhorar.
Quanto ao Lula, espero que assim como o Anakin Skywalker, ele retome a consciência e termine de volta para o lado Iluminado da Força.
:)