sexta-feira, 19 de agosto de 2011

O aniversário de Ana


Ana Miranda muda hoje de idade. Ela é uma das escritoras que mais admiro e a lembrança do aniversário dela despertou o desejo de ganhar asas nos livros de Ana que ainda não li. Quem sabe reler os que tenho aqui? Afinal, os livros já desfrutados sempre chegam diferente. Coisa do mistério do tempo.

Um trechinho da escrita de Ana Miranda:

Pássaro Miragem (obra: Amrik)

Mais vale um pássaro na mão do que dois voando, não, mais vale um pássaro voando, de que vale um pássaro que não voa? Melhor o pássaro voando e vai ter que fechar a mão até cansar e assim cansada a mão abre e o pássaro voa mesmo, sempre ele vai voar, pássaro é para voar vuuu vuuu vuvuvuvuvuvuuu pássaro voando não é uma miragem antes a miragem de um pássaro voando que um pássaro miragem...

Um comentário:

ser em busca de si disse...

Ola! minha querida, passei por aqui só para lhe dizer uma coisa: Pois bem, hoje eu me deu o luxo de passar a tarde lendo o jornal,coisa que não fazia a muito tempo, e uma das partes que gosto muito é a folha cultural,embora eu leia outras páginas, porém sem chamar muito minha atenção,como a Política sei que é importante, pois vivemos num Estado Democratico politico, não me deixo a demorar em ler,comprender e refletir sobre algum questionamento,pois é nada mais que um jogo de poder, então voltando a nossa página cultural, o ensaio sobre:CORDEL;HERANÇA MISÓGINA.onde o autor tece toda a trajetoria da mulher dentro da sociedade constiuida desde da idade Medieval, o autor enfatiza que mesmo nos dia de hoje, o pensamento pejorativo em que foi criado sobre a mulher a dentetora do mal, do pecado carnal, da vulgaridade, da submissão,seja escrita como literatura chanada, literatura de Cordel, ele pontua textos onde a brincadeira dos trocadilhos e rimas desclassifica a mulher, isso é uma prova que ainda, lá no coração da sociedade existe o machismo e quem sabe, disfarçado o resto da sociedade patriarcal, embora, Aninha, temos mulheres no dia de hoje que merece esse pejortivo "vulgaridade", mais, contudo temos Mulheres, com letra maíscula M,que fizeram a história.
Eu,particularmente, não gosto de literatura de cordel, pois a vejo como estrutura de rimas. Por isso passo por aqui,hoje, para,tardio, desejar felicidades pelo aniversário de Ana, mesmo sem nunca ter lido algo por ela escrito, mas, só em ler o pequeno poema, " o passáro voando" eu dou graças à Deus por existir e as que por aqui passaram e estão em outro plano escrevendo nas estrelas,mulheres como Raquel de Queroz,Cecilia Meireles a minha poetisa do coração,CANÇÃO EXCÊNTRICA,e as demais que muito contribuiram para nosso grito de liberdade,e ainda estão contribuindo. por isso,Ana, muitas flores para o seu jardim de poesias.
Há, para voce Aninha, achei uma adaptação maravilhosa de Cora Coralina, "VOCÊ,ANA,É AQUELA MULHER QUE FAZ A ESCALA DA MONTANHA DA VIDA TENTANDO REMOVER PEDRAS, E EM SEU LUGAR PLANTAR FLORES E COM ISSO TENTA RESGATAR O AMOR. BJ