terça-feira, 2 de agosto de 2011

Fase André Comte-Sponville


Sempre existem em minha vida as fases de encantamento com a produção de algum autor. Leio um livro que dá um laço, e então chega a vontade de querer saber mais, mergulhar mais profundo na escrita da pessoa, buscando conhecer também mais de mim. Vivo atualmente um momento “André Comte-Sponville”. Leia o trecho abaixo e verá como tenho razão de querer ler mais e mais o que ele escreve.

“Das virtudes quase não se fala mais. Isso não significa que não precisemos mais delas, nem nos autoriza a renunciar a elas. É melhor ensinar as virtudes, dizia Spinoza, do que condenar os vícios. É melhor a alegria do que a tristeza, melhor a admiração do que o desprezo, melhor o exemplo do que a vergonha. Não se trata de dar lições de moral, mas de ajudar cada um a se tornar seu próprio mestre, como convém, e seu juiz. Com que objetivo? Pare ser mais humano, mais forte, mais doce. Virtude é poder, é excelência, é exigência. Não há bem em si: o bem não existe, está por ser feito, é o que chamamos virtudes”.

André Comte-Sponville (Pequeno tratado das grandes virtudes).

5 comentários:

Ítalo Lannes disse...

Me chamou atenção o trecho:

"É melhor ensinar as virtudes, do que condenar os vícios."

Fiquei pensando na relação pais e filhos na questão da formação do carater da criança.

Acho que viajei um pouco, mas o que é a nobre sabedoria, senão uma oportunidade de viajar sem tirar os pés do chão.

Uma ótima semana.

A.S. disse...

A primeira das virtudes é saber reconhecer nosso próprio erro!!!


Beijo!
AL

Ana Valeska Maia disse...

Pra você também Ítalo!

A.S., com certeza!

Sérgio Costa disse...

Na época em que trabalhava como livreiro, os clientes procuravam muito essa obra. Ainda não tive a oportunidade de lê-la, mas sempre tive ótimas recomendações e aquele último exemplar que ficava na prateleira da sessão de Ciências Humanas parece que ficava só me paquerando... mas ele ainda está na minha lista de livros que preciso ler!

Muito bonito o trecho. Realmente, é uma verdade simples e que deveria ser praticada.

Ótimo revê-la hoje!!
=)

Raul Nepomuceno disse...

Me contaminou!

http://www.ojardim.net/2011/08/bem.html