segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

O olho que tudo vê


Em um tempo que todos assistem a tudo fico inquieta com os rumos de nossa vida coletiva. Videovigilância em “cada canto da casa” e as pessoas sorrindo por serem alvo de controle e prestando contas de tudo o que fazem de forma aparentemente espontânea é algo muito perigoso. Ferramentas consagradas como o twitter, facebook e orkut sempre podem carregar um lado oculto, podem te roubar algo valioso e é muito inquietante perceber que um debate crítico sobre essa questão é raro. Afinal, o controle contemporâneo age sem despertar suspeitas. Alta periculosidade.

3 comentários:

Anônimo disse...

Tempos difíceis, (Jo)Ana, onde todos são (somos) suspeitos até prova em contrário; onde o patrimônio vale mais que a vida; onde o ter - e nao o ser - é quem constrói identidades; onde impera a desconfiança. Construir contra-valores a essa sociedade policial é nosso dever; nadar contra a corrente; semear a confiança e a solidariedade; mirar-se em Francisco de Assis, Gahndi e Luther King para reforçar nosso humanismo.
Bj. ainda e sempre esperançoso.

Katsuo Kento disse...

Minha amada Ana e camarada Jô. Vejo a sociedade em que vivemos caminhando cada vez mais a ser uma sociedade controlada pelo medo. Não duvido que daqui a algum tempo esta será uma sociedade semelhante a apresentada nos quadrinhos "V de Vingança" de Alan Moore.

"O olho que tudo vê" também já se faz presente em nossa cidade, como bem sabem, e cada vez mais ele está ampliando seu campo visual como comprova esta notícia publicada no Diário do Nordeste [ http://migre.me/kZq7 ].

Resta a nós fazer a nossa parte e (usando as palavras do amigo Jô) semear a confiança e a solidariedade.

Vamos ao trabalho!!

Daniel Simões disse...

Chamo-lhe controle tecnológico a caminhar para o absoluto.
Já pesquisei muito sobre este tema e sobre os caminhos da nova ordem mundial como algo planejado por uma elite mundial constituida por cerca de uma dúzia de famílias.
É tão surrealista que até parece mentira, como se tratasse de um devaneio de algumas pessoas desequilibradas e com a mania da perseguição e das conspirações.
"Teoria da Conspiração": um termo criado pelos próprios conspiradores para desacreditar aqueles que sabem a verdade e procuram divulga-la a todos os outros.
Já dei algumas palestras sobre o assunto onde expus parte do imenso material que juntei ao longo dos anos: invariavelmente sempre procurei transmitir que só existe um modo de impedir uma tirania mundial: o despertar espiritual, o tal conece-te a ti mesmo. Manifestações de massas, revoluções, etc., só jogam mais lenha para a fogueira. Os tiranos só existem quando existe rebanho: quando as pessoas passam a ser mestres de si próprios não há como subjoga-las, ainda por cima se se tratar de uma enorme massa de gente desperta, não agindo como massa humana, como um conjunto de movimentos individuais espiritualmente despertos.
Se algum dia, Ana, quiser que eu faça uma apresentação sobre este tema para um grupo de pessoas, estarei disponível: acredito ser um tema que deve ser, sem exaltações e de forma tranquila, divulgado ao maior número possivel de pessoas.

LPA