sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Dinha e o fantástico mundo das formigas


“Poeta

é uma pessoa

que reverdece nele mesmo.”

Manoel de Barros.



Dinha,


Teu olhar para o mundo das formigas sempre me faz lembrar do poeta Manoel de Barros.

(É um bom poeta para nosso círculo da poesia).


Saiba que, para o poeta, alguém como você, que passa tempos admirando o fantástico mundo das formigas, sofre de uma disfunção incurável e tem os parafusos trocados.


Manoel de Barros diz que gente como você acaba dando mais importância aos passarinhos (e as formigas) do que aos senadores (que bom!).


Gente como você sempre vê uma poética camuflada nas coisas.

Faz das lágrimas, aquarelas.

Conversa com os peixes amarelos do aquário.

Sempre é criança.


É passarinho, flor que beija-flor.

Quando fecha a porta, abre a janela.

Sabe que a chave para ser feliz mora no sentir a transformação das nuvens, o fluxo do rio, o encantamento das joaninhas, libélulas, borboletas, vagalumes, pirilampos, formigas, formigões e formiguinhas.


Você é linda, Dinha.

Eu amo você,

Por você ser tão

Flor!


imagem: Flor e Dinha Flor, pelo olhar do também pessoa flor, Elan Lopes.

9 comentários:

Florêncio E. disse...

Por que tu tens que ser linda desse jeito? Fiquei encantada com a reunião de vida, a exposição desses bichinhos que eu tanto amo. Sabe Ana, a primeira vez que eu vi uma joaninha (quase seu pseudônimo) não faz muito tempo, parecia irreal a joaninha bem vermelhinha e pintada tal qual eu fazia nos desenhos da escola, logo abri um sorriso grandão por causa da surpresa que foi conhecê-la, nesse dia ela pousou no meu braço e desceu até a minha mão onde ficou por quase uma hora conversando. Eu realmente me encanto fácil, existem coisas tão lindas de se observar e que fazem um bem danado né!
Eu agora é ser feliz, todo dia eu descubro que o amor que eu tenho pela vida, os vagalumes, as joaninhas, as belas formiguinhas, a Joana flor e seus escritos encantadores, os amigos que se aconchegam nesse coração, todos podem ser amados sempre em doses maiores.

Essa flor aqui que encontra-se emocionada e é tão flor, ama muito a Ana flor!

Ana Valeska Maia disse...

Flor linda!

B., Antonione disse...

(Psiu... Não conta a ninguém, mas há uma menina que vê as cores das formiguinhas de todos os jardins! Ainda bem que ela me fala do colorido delas, pois assim ficam bem mais lindas...) =D

Ana, achei lindo o texto, e para uma menina linda!

Franzé Oliveira disse...

Uma forma linda dizer que ama alguém.
Quando digo que vc é especial, vc me diz " menos Franzé"
Como ser dizer menos menina se tu és grande.

Bjos com ternura.

Corpo meu, minha morada! disse...

Muito LINDO!!!
AMO MUITO VOCÊS

Ana Valeska Maia disse...

Fábio, Franzé e Laís,
Bjs no coração.

Anônimo disse...

Chegando atrasado, me somo à algaravia, trazendo uma manoel de barros para (jo)ana, dinha e as formigas: "meu pai costuma me alertar:/quem acha bonito e pode passar a vida a ouvir o som das palavras/ou é ninguém ou é zoró/(...)daí botei o meu primeiro verso:/aquele morro bem que entorta a bunda da paisagem./mostrei a obra pra minha mãe./a mãe falou:/agora você vai ter que assumir as suas/irresponsabilidades./eu assumi: entrei no mundo das imagens"/.Bjim no coração das formigas, (jo)aninhas e borboletas.
Jô.

Elan Lopes disse...

Opa. Tava faltando meu comentário por aqui. Rsrs.

SIM!(rsrs)

A Dinha é linda e encantadora. Uma pessoinha que a gente quer ter sempre por perto para estar compartilhando as observações da vida. Uma pessoinha que de pequena só tem o tamanho físico mesmo, pois sua essencia não cabe em recepiente algum. E quando vi tão bela e linda flor ao lado de outra bela e linda flor não tive dúvidas, firmei a pegada e pressionei o disparador. E ai está, Duas Flores no blog de outra linda flor. Que jardim belo esse a qual pertencemos não?

Ana Valeska Maia disse...

Jô, lembrei muito de ti neste post pq sei que vc adora Manoel de Barros.

Elan, tava sentindo tua falta mesmo!
que bom que vc veio.

Bjs.